fbpx
Notícias

Monólogo inspirado em Carolina Maria de Jesus mostra trajetória marcada por luta, superação e sofrimento

Em exibição no Teatro Adamastor no próximo domingo, 19, espetáculo gratuito é baseado na obra Quarto de Despejo

Uma trajetória repleta de luta, superação e sofrimento. No próximo domingo (19), às 19h, o Teatro Adamastor recebe Eu e Ela – Visita a Carolina Maria de Jesus, espetáculo teatral gratuito baseado na obra Quarto de Despejo. A apresentação é livre e aberta ao público em geral, e os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo ou adquiridos pela plataforma Sympla. (https://bit.ly/eueelacarolina).

Com direção da atriz Dirce Thomaz e encenada pelos Invasores Companhia Experimental de Teatro Negro, a peça é narrada em primeira e terceira pessoas. Dirce Thomaz personifica a vida de Carolina Maria de Jesus, escritora negra, catadora de papel e mãe de três filhos na comunidade Canindé, em São Paulo.

Carolina Maria de Jesus (1914-77) nasceu na cidade de Sacramento, Minas Gerais. Em 1958, o jornalista Audálio Dantas, da “Folha da Manhã”, a conhece durante uma reportagem e, impressionado, decide publicar uma de suas histórias. Lançado em 1960, “Quarto de despejo”, nasceu dos escritos do diário de Carolina, tornou-se sucesso editorial, com traduções e publicações em mais de 40 países, sendo a autora tema de reportagens de revistas como Time, Life, Paris Match e do jornal Le Monde. Apesar de todo seu histórico, até os dias de hoje, não tem o reconhecimento merecido.

Iniciativa da Subsecretaria da Igualdade Racial, da Secretaria de Direitos Humanos, o espetáculo integra a programação do Novembro Negro GRU 2023, ação da Prefeitura de Guarulhos realizada ao longo do mês de novembro com atividades como exposição, rodas de conversa, oficina de boneca Abayomi e visitas monitoradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo