Instrumental: Tony Babalu lança No Quarto de Som
EP de cinco faixas traz a intimidade do guitarrista
Prestes a completar meio século de carreira, Tony Babalu apresenta mais uma produção fruto do longo período de isolamento social em que o planeta se vê imerso. Trata-se do EP “No Quarto de Som…”, com lançamento em 30 de julho pela Amellis Records e distribuição nas plataformas digitais pela Tratore.
A obra traz cinco temas instrumentais compostos pelo artista, responsável também pelas guitarras, violões e programação dos demais instrumentos. Mixagem e masterização ficaram por conta de Marcelo Carezzato e Beto Carezzato, do icônico Carbonos Studio, em São Paulo.
Em seus 15 minutos o EP percorre diversas histórias, da leveza ensolarada de “Recomeço” à profundidade de “Lara” (dedicada a todos que viveram a dor de perder um bichinho de estimação), passando pelo balanço de “Tropical Mood”, pelo groove introspectivo de “Reflexo” e pela singela “Francisca”, em memória à saudosa mãe de Tony Babalu.
“No Quarto de Som…” soa como um verdadeiro convite para viajar sem sair do lugar, incorporando o espírito de liberdade que somente a música e a arte podem proporcionar.
Sobre Tony Babalu
Descrito pelo jornalista Okky de Souza como “um dos mais completos guitarristas brasileiros, capaz de brilhar em todos os gêneros ligados ao pop e de mergulhar fundo na herança inestimável dos ‘bluesmen’ que moldaram o som do final do século XX”, Tony Babalu desenvolve um trabalho voltado à popularização da música instrumental, tornando-a mais acessível e abrangente a partir de uma concepção harmônica pioneira, que deixa a cargo da instrumentação as linhas musicais que definem as melodias das composições, resultando em um espetáculo em que a música é a grande protagonista.
Ficha Técnica
Tony Babalu: músicas, guitarras, violões e programação de instrumentos
Mixagem e masterização: Marcelo Carezzato e Beto Carezzato (Carbonos Studio, SP)
Foto: Karen Holtz
Projeto gráfico: Marina Abramowicz
Lançamento: 30 de julho de 2021 (Amellis Records/Tratore)
O que diz a imprensa
“É saudável e recomendável ouvir Tony Babalu nestes dias. É revigorante. Babalu é a prova viva de que a elegância e a sofisticação de sua técnica, ao longo de décadas, ainda são relevantes em pleno século XXI.” Marcelo Moreira (Combate Rock)
“Notável pela sua precisão em sua guitarra, além de não encontrar limites para a improvisação e dinâmica, Tony Babalu é a síntese do que se há de mais primoroso entre os grandes nomes da guitarra no Brasil.” Marcelo de Assis (The Music Journal Brazil, MTV)
“Nos solos, o guitarrista demonstra o bom gosto e a sensibilidade daqueles que sabem o que a música pede.” David Hepner (revista Guitar Player)
“Na ativa desde os anos 1970, Babalu é daqueles músicos versáteis, que toca essencialmente com pegada roqueira, mas cuja versatilidade o leva a trafegar por outras sonoridades com uma desenvoltura nada comum. Blues, funk, soul, MPB, country, folk, ele investe em seu instrumento como se não houvesse segredos. O cara conhece todos os atalhos.” Fabian Chacur (blog Mondo Pop)
“Um músico que parece ter a guitarra como extensão do próprio corpo.” Lucas Rolfsen (Revista da Cultura)
“Quando temos um músico como Tony Babalu, que deixa o feeling tocar ao invés da rigidez metódica, a música fica mais encorpada, os timbres são outros e o resultado é melhor. Tanto é que sua Fender Stratocaster anos 1970 parecia, de fato, estar emocionada”. Henrique Inglez de Souza (Blog do Inglez de Souza)
Links com mais informações sobre Tony Babalu:
– YouTube
– Fanpage (Facebook)– Blog Oficial (fotos, reportagens, vídeos, links etc.)
Foto da capa: Lucas Altieri