fbpx
Notícias

Circo Marambio apresenta Festival Maromomi

As Despejadas, Cia Tribo, Cia Teatral Eder Camargo, Circunflexo, Helo Vaka, Coletivo Kovill.co, Thiago Gelli, Gabriel Souza, Duo Dantas, Marcos Lira, entre outros, compõem a programação do evento

A partir das 0h deste sábado (12), o Circo Marambio apresenta o Festival Maromomi, evento online e gratuito realizado em homenagem à cultura local e ao povo originário Maromomi, que habitou a cidade há mais de 500 anos. O Festival Maromomi será exibido pelo canal do YouTube e conta com apresentações, exposições e números de circo.

As atrações culturais do Festival Maromomi contam com apresentações de música, dança, feiras e exposições. Além das atrações do tradicional circo como trapézio, malabarismo e acrobacia, a programação também reúne artistas das mais variadas linguagens, dentre os quais As Despejadas, Cia Tribo, Cia Teatral Eder Camargo, Circunflexo, Helo Vaka, Coletivo Kovill.co, Thiago Gelli, Gabriel Souza, Duo Dantas, Marcos Lira, e muito mais. A ficha técnica de cada apresentação está disponível nas redes sociais do Circo Marambio. 

O Festival Maromomi presta homenagem aos Guarus, etnia indígena que deu origem ao nome da cidade de Guarulhos, que ficou conhecida como Guarulhos, e era chamado pelos portugueses de “gente andante”. Esse povo indígena que deu nome ao município é o responsável pela construção histórica deste território.

Para saber mais informações sobre as atrações do Festival Maromomi, siga as redes sociais do Circo Marambio no Facebook e Instagram

Sobre o Circo Marambio

FOTOS: MICHEL WAKIN

O Circo Marambio enraizado na cidade há quase 20 anos. Ele foi criado pelos irmãos Marambio, a quarta geração de artistas circenses da família a seguir os passos de seus pais. A dupla já se apresentou em diversas companhias no Brasil e pelo mundo. Donos de uma intensa relação com a cidade de Guarulhos como educadores e profissionais da cultura, os Marambio fazem apresentações na cidade desde a década de 1990 e já possibilitaram que dezenas de jovens artistas oriundos da periferia se tornassem artistas circenses de sucesso.

Festival Maromomi

O Festival Maromomi é um projeto realizado com recursos federais da Lei Aldir Blanc, por meio de edital do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura). As gravações ocorreram no mês passado no picadeiro instalado no Jd. Ottawa, região de Cumbica, em Guarulhos.

O evento teve a programação definida através de inscrições online para seleção de elenco, realizada em janeiro deste ano, e foi adaptado sem a presença do público devido à gravidade da pandemia de Covid-19. O festival busca ainda provocar uma reflexão sobre os povos originários deste território e instigou homenagens nas apresentações e exposições.

FOTOS: MICHEL WAKIN

Além de artistas guarulhenses em números de música, dança, teatro, circo, artes visuais e cultura popular, o festival recebeu ainda representantes da aldeia multiétnica do Cabuçu e etnias inseridas no contexto urbano do município. Segundo relatos históricos, o povo Maromomi era itinerante e, por essa razão, se assemelha aos artistas e aos circenses.

Com sua estrutura itinerante e a abertura de seu picadeiro para outros segmentos das artes e da cultura, o circo torna-se um centro cultural ambulante que acolhe diferentes artistas da cidade contemplando diversos públicos.  

Serviço

Circo Marambio apresenta Festival Maromomi

Estreia:  sábado, 12 de junho

Horário: a partir das 0h

Transmissão pelo Youtube: https://bit.ly/3gwjjyr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo