fbpx
Notícias

Atores do espetáculo Dó Ré Mi Fu oferecem oficina de teatro em escola pública de Guarulhos

Cerca de 80 alunos da EPG Francisco Antunes Filho, na Vila Sorocabana, participaram da vivência teatral com os atores Marcio Trinchinatto e Renata Konsso

Por Elis Lucas

Na última sexta-feira (17), os alunos do Ensino Fundamental da EPG Francisco Antunes Filho, na Vila Sorocabana, tiveram uma experiência enriquecedora com os atores Marcio Trinchinatto e Renata Konsso, integrantes do espetáculo Dó Ré Mi Fu – O Mundo Fora da Escala. A dupla de atores conduziu duas oficinas de vivência teatral, sendo uma no período da manhã e outra no período da tarde. A atividade, inspirada no premiado livro infanto-juvenil A Menina Que Conversava com a Estrela, de autoria de Trinchinatto, contou com a participação de cerca de 80 alunos.

O livro narra a história de Lara, uma menina que enxerga, sente e fala coisas compreensíveis apenas por quem aprendeu o “Coraçonês”, a língua oficial das estrelas. Da janela de seu quarto no sótão, a personagem conversa com uma estrela e se inspira para sugerir transformações na vida de crianças do condomínio onde mora.

A oficina teve como objetivo refletir sobre as ações dos personagens do livro e identificar comportamentos desagregadores que podem surgir na idade escolar, incentivando uma comunicação não-violenta entre as crianças como ponto de partida para uma mudança comportamental significativa.

A atividade envolveu integração, percepção de ritmo e espaço, estímulo ao trabalho em grupo, fluxo de linguagem, criatividade, capacidade de observação e concentração, além de promover a prática da leitura e a reflexão sobre comportamentos e sua transformação, especialmente em relação à violência, bullying e preconceitos.

Segundo a coordenadora pedagógica Audrey Campos Henrique, receber o Marcio e Renata foi uma experiência extremamente rica. “Eles proporcionaram aos nossos educandos uma vivência prática de teatro e a oportunidade de dialogar com o autor de um livro que haviam lido. Eles estavam muito animados e ansiosos para conhecê-los e as expectativas foram superadas”.

Além de ler o livro, os alunos escreveram cartas e fizeram desenhos sobre a história, o que emocionou o autor, Marcio Trinchinatto. “Saímos de casa para dar as oficinas, mas não esperávamos encontrar tanto carinho, amor, generosidade, atenção e curiosidade. A todos da EPG Francisco Antunes Filho, o nosso muito obrigado. Queremos voltar!”.

As oficinas e as apresentações de Dó Ré Mi Fu – O Mundo Fora da Escala fazem parte do projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos (FunCultura), com recursos federais da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Guarulhos.

A temporada desta tragicomédia, que transita entre a civilidade e a barbárie, se encerra nesta sexta-feira (24) no Teatro Oswaldo Mazoni, no Colégio Carbonell (Av. Pres. Humberto Castelo Branco, 2.687 – Vila Augusta), com uma sessão acessível em libras e audiodescrição, às 20h. Os ingressos estão disponíveis a R$20 no site www.sympla.com.br/doremifu. Pessoas com deficiências e seus respectivos acompanhantes têm entrada gratuita. A classificação é 16 anos.

Para mais informações siga o perfil www.instagram.com/do.re.mi.fu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo