fbpx
NotíciasPerfil

Angélica Alves: fotógrafa relata fascínio pela edição do TEDxMacedoSalon

De passagem por Guarulhos para registrar as imagens do evento que aconteceu no último sábado, no Colégio Carbonell, fotógrafa de Diadema se encantou com as infinitas possibilidades que a temática Lugares despertou

No último sábado, o TEDxMacedoSalon reuniu palestrantes e artistas para abordar o tema Lugares, em evento que aconteceu no Colégio Carbonell, em Guarulhos. Para o registro das imagens dos palestrantes, o evento convidou a fotógrafa Angélica Alves, que dedicou muito mais que seu olhar sobre o instigante cenário antes, o pulsar e expertise de suas delicadas lentes para algo bastante expressivo, que acontecia diante dos olhos e entendimento de todos.

Angélica sempre teve admiração pelos encontros do TEDx, pelo modo como os speakers abordam temas tão caros com tanta ternura e tranquilidade. Ela não sabe dizer se por curiosidade ou mesmo coincidência, decidiu se inscrever para participação como fotógrafa nesta última edição, a primeira depois de dois anos com os encontros acontecendo online, por conta da pandemia.

Sonho não planejado, mas realizado com sucesso, Angélica teve muitos momentos de encantamento em Guarulhos, enquanto arrancava cliques mágicos de momentos poderosos ao mesmo tempo em que ouvia sobre infinitos lugares: os lugares de fala, os lugares na sociedade, os lugares das viagens, os lugares dos diferentes pontos de vista.

Certa de que encontrou mais um dentre tantos lugares acolhedores, Angélica define que, um dia, ainda deseja voltar ao palco do TEDx para contar sua história, quem sabe, num futuro breve.  

A dança e a fotografia

A Angélica nasceu em São Bernardo do Campo e hoje mora em Diadema, no ABC. Ela tem 33 anos e é formada em Administração. Antes de largar trabalho fixo com carteira assinada para se dedicar à fotografia, ela atuava no atendimento de suporte técnico a banda larga. Em meados de 2010, Angélica comprou uma câmera compacta e começou a fazer alguns clicks. Em 2013, ela comprou uma câmera profissional. Nas redes sociais, ela descobriu grupos de saídas fotográficas que circulavam pelos bairros de São Paulo, e foi assim que ela conheceu lugares, pessoas e fez contatos. Logo, ela resolveu dar um tempo na carreira de Analista de Qualidade e focar na fotografia e outras coisas.

E o que era um hobby tornou-se um job paralelo: festas de aniversário, batizados, casamento civil, e diferente do trabalho formal, ela percebeu que naquele ofício havia tranquilidade, sem pressão. No Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, ela descobriu um projeto de dança chamado Forró dos Amigos, e como sempre quis aprender a dançar, começou a frequentar para aprender. Em meio aos participantes, conheceu João Antônio, do Django Studio, fotógrafo do evento, que a convidou para tirar algumas fotos. Foi então que surgiu o convite da organização do Forró Pé de Calçada, em Santo André, evento mensal no Parque Celso Daniel, e Angélica mergulhou de cabeça no fascinante mundo da dança e da fotografia.

Nas redes sociais, Angélica segue muitos fotógrafos, gente com trabalho de grande qualidade e que a inspiram a fotografar de tudo, a estar sempre atenta. Seu amigo João foi um dos primeiros a incentivá-la a criar uma página e a mostrar seu trabalho.

Em julho desse ano, saiu do trabalho e, como precisava espairecer, ela foi viajar. A fotografia parecia um caminho seguro a se seguir. Quando voltou, ficou sabendo de um job no Parque do Ibirapuera: ela deveria abordar as pessoas e perguntar-lhes se elas queriam ser fotografadas para um ensaio. Angélica participou desse projeto por dois meses e avalia que aprendeu muito com essa experiência.

Ligada ao voluntariado por influência de sua mãe, ela começou a se dedicar a trabalhos que combinavam a fotografia com ações sociais, dentre eles o Taça das Favelas, da CUFA. A paixão foi instantânea e o reconhecimento pelo trabalho que faz durante as partidas também. Foi assim que ela entendeu que o esporte também faz parte da sua vida.

Para conhecer o trabalho da Angélica Alves e se encantar com suas fotos, acesse @angelicaafotografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo