fbpx
Notícias

Adolfo Mendonça leva jazz para conferências internacionais

Professor de piano popular do Conservatório apresenta resultado de pesquisas às quais se dedicou durante curso de mestrado em performance de jazz da University of South Florida

Adolfo Mendonça, professor de piano popular do Conservatório Municipal de Guarulhos, onde coordena o Projeto Jazz e Harmonia, participa de duas grandes conferências internacionais sobre música. Em ambas as ocasiões, o músico apresenta resultado de pesquisas às quais se dedicou durante o curso de mestrado em performance de jazz da University of South Florida.

No dia 20 de março, o músico participa da Uncharted Territory, conferência realizada pela International Society of Jazz Arrangers and Composers (ISJAC), sediada nos Estados Unidos. Durante a conferência, Adolfo apresenta análise comparativa entre elementos musicais do jazz e do choro. Na pesquisa são discutidas semelhanças e diferenças entre os dois estilos, além de músicos que melhor realizaram a ponte entre a música brasileira e americana, com destaque para Garoto e K-ximbinho.

Adolfo Mendonça leva jazz

Entre os dias 23 e 26 de junho, o professor Adolfo Mendonça também participa da Documenting Jazz, encontro realizado pela escocesa University of Edinburgh, universidade top-20 no ranking mundial da Times Higher Education. Nessa ocasião, o músico faz uma análise detalhada de uma composição do pianista Lyle Mays, falecido em 2020, e do seu estilo de improvisação.

“Ambas as conferências são bastante importantes. A ISJAC possui como membros músicos extremamente premiados, como Chick Corea (falecido recentemente) e Randy Brecker, além de professores de grandes universidades. Já a conferência de Edinburgo, de uma das melhores universidades do mundo, conta com pesquisadores do mundo todo, historiadores do jazz e jornalistas do New York Times”, explica Adolfo.

Devido à pandemia do coronavírus, as conferências que regularmente ocorrem presencialmente serão realizadas virtualmente. “Seria interessante poder ir até lá e conhecer outros profissionais, mas uma coisa boa da transmissão online é que qualquer pessoa do mundo pode assistir através de seu computador sem sair de casa” , resume Mendonça. 

Para mais informações, acesse:

https://isjac.org/uncharted-territory

http://documentingjazz.com/

http://www.adolfomendonca.com                

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo