fbpx
Notícias

Show saúda Yemanjá, Oxum, Nanã, Oyá e Bomboogira

Canto às Yabás, espetáculo do grupo Terra Forte Maracatu, valoriza conhecimento transmitido através da oralidade

Valorizar o conhecimento transmitido através da oralidade por tantos séculos e aproximar diversas classes sociais da música e da dança. Na próxima terça-feira (15), às 20h, o Terra Forte Maracatu apresenta o show Canto às Yabás, espetáculo virtual transmitido pelo canal do YouTube do grupo. O show, que saúda as entidades Yemanjá, Oxum, Nanã, Oyá e Bomboogira, é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos, o FunCultura. 

O projeto tem como objetivo disseminar a cultura popular do Maracatu no estado de São Paulo por meio de um espetáculo que busca a contemplação dos elementos da natureza.

Nessa apresentação, as dançarinas encantam com seus movimentos inspirados na beleza da dança africana enquanto a percussão dá o ritmo e a força que invade o peito de quem assiste levando a quase um transe hipnótico. O espetáculo conta também com loas, toadas, pontos de Candomblé e Catimbó Jurema dentro de uma cenografia envolvida de plantas, folhas e a representação das entidades na vestimenta das dançarinas.

Do mesmo modo, objetiva ainda proporcionar uma vivência com os elementos regionais e os fundamentos que regem o Baque Virado, e desmistificar preconceitos ao oportunizar novos olhares. Tudo isso impacta de forma positiva esse segmento da cultura popular ainda pouco conhecido pela maior parte da população, apesar de toda tradição das nações de Maracatu mais antigas, que são a base de nossos estudos e aprendizados.

Para saber mais sobre o grupo Terra Forte Maracatu, acesse suas redes sociais no Facebook e Instagram

Para mais eventos culturais que acontecem na cidade, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

Terra Forte Maracatu apresenta Canto às Yabás

Data: terça-feira, 15 de junho

Horário: 20h

Espetáculo virtual transmitido pelo YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC3qcy3oP75shwAl5LRZq4WQ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo