fbpx
Notícias

Cordel da escritora Jarid Arraes é obra escolhida para encontro do UNICO

Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis tratam de personalidades que marcaram a história brasileira, dentre elas Dandara e Maria Carolina de Jesus

O encontro do Universo Coletivo de Leitura (UNICO) do mês de outubro acontece no dia 26, a partir das 10h30 na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro. A entrada é gratuita e a participação é livre para maiores de 18 anos.

Nesta edição, o gênero escolhido foi Literatura de Cordel e os integrantes do UNICO escolheram para leitura a obra Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, da escritora, cordelista e poetisa Jarid Arraes.

O livro celebra e resgata a memória de 15 mulheres negras que marcaram a história brasileira, em forma de cordel, dentre elas Dandara e Maria Carolina de Jesus.

Jarid Arraes nasceu em Juazeiro do Norte, na região do Cariri (CE). É escritora, cordelista, poeta e autora do romance “Corpo desfeito” e do premiado “Redemoinho em dia quente“, vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional, do APCA de Literatura na Categoria Contos e finalista do Prêmio Jabuti. Jarid também é autora do livro de poemas “Um buraco com meu nome“, da coletânea “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis“ e de “As Lendas de Dandara”. Atualmente vive em São Paulo (SP), onde criou o Clube da Escrita Para Mulheres e tem mais de 70 títulos publicados em Literatura de Cordel.

Com encontros mensais, sempre no último sábado do mês, o UNICO tem como objetivos enriquecer o repertório de leituras literárias em momentos compartilhados e fomentar o hábito para educadores.

Em 2024 o coletivo traz diversidade de gêneros literários como tema norteador. A cada mês é sorteado o gênero que será lido no mês seguinte.

A Biblioteca Monteiro Lobato fica na Rua João Gonçalves, 439 – Centro – Guarulhos/SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo