fbpx
Notícias

Coração da Viola e Banda Lira recebem menção honrosa em evento na UNG

Cerimônia homenageou artistas independentes de Guarulhos, reconhecendo a trajetória de profissionais de diversos segmentos

A Orquestra de Violeiros Coração da Viola e a centenária Banda Lira de Guarulhos estão entre os artistas independentes da cidade homenageados pela Universidade Guarulhos (UNG) na última quinta-feira (28), durante entrega de certificação de menção honrosa “Sociedade, Paz e Educação 2024”. O evento reuniu mais de 300 pessoas entre convidados e homenageados no anfiteatro F da Instituição de Ensino Superior (IES).

Com extensa trajetória artística na cidade e reconhecidas como patrimônios imateriais de Guarulhos, a Coração da Viola e a Banda Lira se destacam por perpetuar o legado da Cultura Popular em Guarulhos com iniciativas e apresentações cativas em diversos espaços culturais da cidade. A Banda Lira, por exemplo, orgulha-se de levar aos palcos um repertório com grandes clássicos da música nacional há 115 anos. “Com mais de 100 anos, sabemos bem os altos e baixos enfrentados pela comunidade artística independente. Por isso, incentivos para a cultura são importantes”, comentou Gilmar Abbud, músico e presidente da corporação musical. 

Com uma trajetória que teve início em 1979 em apresentação que aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo com os músicos Tonico e Tinoco, a Orquestra de violeiros Coração de Viola abriu a cerimônia com músicas sertanejas raiz, contagiando o público do Anfiteatro F. Quando valorizamos o processo de desenvolvimento de cada artista e unimos educação e cultura de forma efetiva, este movimento transforma a sociedade”, disse o articulador cultural Paulo Trewasae, igualmente homenageado durante o evento.

Além dessas homenagens, também receberam a menção honrosa artistas como o ator Franklin Jones, a cineasta Janaína Reis, o fotógrafo Rafael Vieira, o poeta cordelista Mário Cabral, a atriz e produtora cultural Fernanda Carvalho, a cantora, pianista e compositora Aline Rissuto, o cineasta Marcos Campos, a atriz Elizabeth Regina, a indígena Beatriz Paulina Pankararu, o maestro Marcelo Mendonça, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?
Pular para o conteúdo